O conceito do shampoo em barra, também conhecido como shampoo sólido, não é novo no mundo, mas nos últimos anos está ganhando cada vez mais espaço na rotina de cuidados dos cabelos e os motivos não são poucos. Afinal, eles podem reunir tudo de melhor para nosso cabelo, corpo e planeta: nos livrando de disruptores hormonais, plásticos e fragrâncias artificiais, e ainda possuem fórmulas com ativos naturais e de alta performance que não encontramos nos líquidos como as argilas e altos percentuais de óleos e manteigas vegetais. A ausência de água na composição também reduz a quantidade de conservantes e o peso para transportar. Gostou? Vem com a gente que vamos contar tudo sobre as barrinhas!
O que é um shampoo em barra?
Como o nome sugere, é shampoo na forma sólida. Assim como um shampoo líquido, ele tem a função de limpar seu couro cabeludo e a haste do cabelo, removendo a oleosidade e as sujidades, e isso ajuda com que os fios cresçam bonitos e saudáveis. Além disso, eles prepararam os cabelos para receberem tratamentos e podem conter ativos que ajudam na saúde capilar.
Qual a diferença entre shampoo sólido e shampoo convencional?
A principal diferença entre shampoo líquido e em barra é a forma que permite a ausência de embalagem, mas como grande parte das empresas que fazem shampoo em barra prezam por rótulos limpos, geralmente esses produtos possuem mais ativos naturais do que os shampoos convencionais e menos substâncias químicas que podem gerar alergias e interferir no nosso sistema hormonal.
Existe diferença entre shampoo em barra e sabonete?
Sim! Essa é uma grande dúvida de quem procura alternativas em barra e existe uma grande confusão no mercado sobre isso. Isso acontece não só pelo formato similar, mas também porque algumas empresas vendem sabonete artesanal natural e chamam de shampoo sólido, mas na realidade é um "shampoonete" ou sabonete.
Os "shampoonetes" são feitos por um processo chamado de saponificação, que ocorre quando é utilizada uma base forte (usualmente a soda cáustica) e óleos vegetais. Essa reação resulta em glicerina e sabonete e, quando os ingredientes são naturais, o produto final é um sabonete gentil para o corpo e super hidratante para a pele. Porém, o pH dessa fórmula pode levar a um desequilíbrio do couro cabeludo como um todo, causando dermatites, caspa, descamação, oleosidade em excesso ou até secar demais a raiz. Além de potencialmente abrir as cutículas, deixando as pontas espigadas e o cabelo sem brilho.
Se você quer saber se determinado shampoo sólido é realmente um shampoo ou é um sabonete, pergunte para a marca ou avalie a composição. Os sabonetes costumam conter na formulação óleos vegetais e hidróxido de sódio (soda cáustica), já os shampoos em barra usualmente possuem como primeiro ingrediente da composição ativos limpantes, que podem ser identificados nas fórmulas naturais principalmente pelos seguintes nomes: SCS (Sódio Coco Sulfato ou Sodium Coco Sulfate), SCI (Isetionato de Sódio ou Sodium Cocoyl Isethionate) ou SLSA (Lauril Sulfoacetato de Sódio ou Sodium Lauryl Sulfoacetate).
Qual o período de transição na troca de shampoo convencional para barras?
As fórmulas de shampoos sólidos que possuem pH balanceado e ativos ideais para o cabelo usualmente não exigem período de transição quando você migra de um shampoo líquido para barrinhas. Na Purus, as nossas clientes usualmente relatam se sentirem adaptadas já na primeira lavagem, isso ocorre porque temos o cuidado com cada ingrediente da formulação e o pH é medido em laboratório para que seja ideal ao seu cabelo. Nossa fórmula é similar a de um shampoo líquido de alta qualidade e natural, porém com todas as vantagens das barras.
Todos os shampoos em barra são iguais?
Assim como em qualquer produto, a qualidade de um shampoo em barra vai depender da fórmula e da origem dos ingredientes utilizados. O uso de matérias-primas puras e de qualidade como óleos vegetais prensados a frio, argilas e óleos essenciais orgânicos vão fazer toda a diferença no desempenho do seu shampoo.
Existem fórmulas com ativos menos limpantes, essas são ideais para o couro cabeludo seco. Outras são adequadas para a raiz oleosa, com ativos limpantes gentis, mas mais eficazes para remover a oleosidade em excesso, o que é necessário e saudável. E tem ainda as que são ideais para raiz equilibrada, que possuem ativos limpantes na medida certa para não deixar a raiz oleosa, nem seca demais.
Como escolher um shampoo em barra?
1. O primeiro passo é saber se realmente é um shampoo e não um sabonete, como explicado anteriormente.
2. Outro fator muito importante na hora de escolher um shampoo sólido é avaliar a quantidade de ativos limpantes (surfactantes) da composição do produto. O ideal é que tenha mais de um surfactante (surfactante primário e surfactante secundário) para que a fórmula seja equilibrada e menos concentrada de um único agente limpante que, se sozinho, pode ser agressivo. Esse assunto é um pouquinho mais técnico, mas vamos tentar simplificar.
Surfactante Primário: é responsável pelo principal poder de limpeza do shampoo e usualmente é o ativo que mais contém na formulação de um shampoo sólido, sendo o primeiro ingrediente da composição. Fórmulas que utilizam apenas um único agente limpante (surfactante primário) possuem uma altíssima concentração desse ativo, fazendo com que o produto tenha um risco maior de causar alergias. Os surfactantes primários usualmente utilizados no Brasil nos shampoos sólidos são três e podem ser mais indicados por tipos de cabelos:
- Para raiz oleosa ou equilibrada: SCS (sodium coco sulfate);
- Para raiz seca ou equilibrada para seca: o SCI (sodium cocoyl isethionate) ou SLSA (Lauril sulfoacetato de sodio).
Surfactantes Secundários: são responsáveis por equilibrar a fórmula - reduzindo possibilidade de alergias, melhorando a espuma e deixando o shampoo menos agressivo para o couro cabeludo e os fios. As principais referências em formulações no Brasil e no mundo recomendam utilizar surfactantes secundários junto ao surfactante primário, porém isso pode dificultar um pouco o processo de produção e nem todos optam por desenvolver essas fórmulas que são mais complexas e completas. Os surfactante secundários disponíveis e mais utilizados no Brasil são: Cocamidopropyl betaine (cocoamidopropil betaína) e o Decyl glucoside (decil glicosídeo).
Shampoos balanceados, sólidos ou líquidos, precisam de uma formulação equilibrada entre os surfactantes primários e secundários e esse tema ainda é muito pouco falado. Na Purus, os shampoos são sempre feitos com 3 tipos surfactantes - todos liberados pelas certificadoras internacionais como Ecocert, Cosmos ou Natrue, garantindo uma fórmula gentil, com ótimo desempenho e reduzindo a possibilidade de alergias.
3. Indicamos também ao buscar um shampoo em barra que você avalie o impacto ambiental daquela barrinha. Para isso, seguem algumas dicas:
- Pesquise se o primeiro ingrediente da composição que é o de maior concentração na fórmula é permitido por certificadoras internacionais como Ecocert, Cosmos ou Natrue. Essas empresas fazem uma varredura para entender o impacto ambiental de cada substância que está disponível no mercado, desde a sua origem na plantação até toda cadeia envolvida. Caso tenha dúvidas, pergunte ao fabricante do shampoo.
- Evite embalagens plásticas e avalie se a empresa preza pela sustentabilidade no produto, na caixinha de envio e nas embalagens dos demais produtos da marca.
- Veja se a fórmula contém ingredientes naturais e evita fragrâncias, parabenos, petrolatos, ftalatos e silicones. Se não estiver claro na embalagem, pergunte para a empresa e/ou avalie o rótulo.
- Análise o que a empresa fala e se prioriza comércio justo, valorizando todas as pessoas e comunidades envolvidas na cadeia de desenvolvimento do produto.
Quais as vantagens de usar shampoos sólidos?
Inicialmente você pode até estranhar a forma de uso das barrinhas, mas em pouco tempo você pode se apaixonar por elas e não largar nunca mais. Agora se você ainda está se perguntando "Então as barras são melhores para meu cabelo?"A resposta é: como acontece com qualquer produto, você precisa encontrar a fórmula certa para o seu tipo de cabelo. Dito isso, há muitos benefícios nos shampoos em barra e ótimas razões pelas quais você deve considerar mudar para essa alternativa sustentável!
1. Dispensa o uso de embalagem plástica. Você sabia que uma garrafa de shampoo leva aproximadamente 450 anos para se decompor? Sem água na composição, não há necessidade de frascos plásticos para embalar o produto, que possivelmente não serão reciclados e podem parar nos rios e mares. Uma barrinha equivale a duas embalagens plásticas de shampoo líquido a menos no mundo. Além disso, o plástico libera os chamados ftalatos no produto, podendo atingir a nossa corrente sanguínea ao utilizarmos o shampoo no nosso couro cabeludo que é extremamente absorvente.
2. Livra seu corpo de químicas agressivas. No shampoo líquido, em média, 80% é água e o meio aquoso é o ambiente perfeito para proliferação de bactérias. Por não conter água na composição, é possível reduzir a quantidade de conservantes nas barrinhas e evitar o uso de produtos mais agressivos, necessários no shampoo convencional.
3. Evita disruptores endócrinos. Como já falado, o couro cabeludo é altamente poroso e isso facilita a absorção de cosméticos. Usualmente as fórmulas de shampoos em barras não utilizam substâncias com potencial de alterar o funcionamento do sistema endócrino (hormonal) humano.
4. Performance de salão, com preço mais acessível. Os shampoo em barra da Purus possuem fórmulas compatíveis com linhas profissionais, com pH balanceado ˜5,5. Shampoos líquidos com pH adequado normalmente são produtos para uso profissional ou custam muito caro.
5. Mais ativos naturais potentes. Muitos ingredientes nutritivos, reguladores e hidratantes utilizados nos sólidos fariam a fórmula de um shampoo líquido separar, impossibilitando o seu uso, como as argilas e altas concentrações de óleos e manteigas vegetais.
6. Menor pegada de carbono. Sem transportar água embalada, um caminhão leva muito mais barrinhas do que frascos.
7. Evita a poluição das águas. É possível utilizar somente produtos biodegradáveis nos shampoos sólidos.
8. Mais sustentabilidade. Mesmo que você ainda precise de água para ensaboar, esfregar e depois enxaguar o shampoo do cabelo, a barra em si não é formulada com água. Ou seja, desde a fase de criação, os shampoos em barra são instantaneamente melhores para o planeta.
9. Rende muito. Uma barrinha equivale a 2 frascos de shampoos de 200ml. Se bem armazenada, dura muitas e muitas lavagens.
10. Ideal para viajar. Os shampoos em barra evitam aquela meleca que todo mundo detesta limpar depois de uma viagem com frascos que vazam. Além disso, por ser compacto economiza espaço na bagagem e também facilita a passagem pela segurança no aeroporto, em caso de viagens de avião que controlam as quantidades de líquidos na bagagem de mão.
11. Aroma da natureza. Em vez de fragrâncias sintéticas com potencial alergênico, os shampoos sólidos costumam usar óleos essenciais na composição. Totalmente naturais, os óleos são maravilhosos para a saúde do cabelo e do couro cabeludo, nutrindo e deixando os fios cheirosos e macios! Muitos óleos essenciais já possuem estudos científicos quanto aos seus inúmeros benefícios para o crescimento e saúde capilar.
12. Ajudam a manter a Floresta Amazônica. Os produtos que contêm óleos ou manteigas vegetais amazônicos de cadeia sustentável deixam seu cabelo sedoso e ainda valorizam aquilo que a mãe terra nos dá, evitando o desperdício dessas maravilhas e gerando riqueza com a floresta em pé. Além disso, o uso dos óleos e manteigas vegetais de extrativismo sustentável é de grande importância para renda de muitas comunidades ribeirinhas e povos originários, os grandes defensores e guardiões das florestas.
São muitos os benefícios do shampoo sólido para a saúde, para o planeta e para que os cabelos fiquem ainda mais lindos. Precisamos apenas de cuidado para o armazenamento correto do produto, evitando que ele derreta no seu box.
Quantas lavagens dura um shampoo em barra?
Assim como os shampoos líquidos, o número de usos que você pode obter com um shampoo em barra dependerá muito da forma como você utiliza o produto e também como armazena. Cada barrinha dura, em média, o equivalente a duas embalagens plásticas de shampoo líquido de 200ml.
Dica: não deixe o shampoo em um local que possa acumular água ou dentro de uma saboneteira fechada quando úmido. Em vez disso, deixe-o em local que escorra toda a água, longe do sol, fontes de calor e deixe secar o máximo possível antes do próximo uso.
Por que alguns shampoos em barra não funcionam?
Os motivos mais comuns que nossas clientes relatam do shampoo em barra não funcionar são:
Estar usando um sabonete ou também chamado de "shampoonete" ao invés de shampoo em barra com pH balanceado.
Não adaptação com fórmulas que contém apenas um tipo de agente de limpeza (surfactante primário);
Cabelos oleosos ou levemente oleosos que usam shampoos com fórmulas com SCI (sodium cocoyl isethionate) ou também chamados "low poo/no poo"
Passar a barrinha diretamente no couro cabeludo e fios.
Como usar o shampoo em barra?
Depois de encontrar o shampoo em barra certo para o seu cabelo, você pode facilmente incorporá-lo à sua rotina de lavagem.
1. Molhe bem o cabelo. Garanta que o teu cabelo encontra-se bem molhado desde a raiz até às pontas
2. Molhe a barra. Não há necessidade de deixar a barra muito tempo em contato com a água, uma passagem leve sob o chuveiro já está ótimo.
3. Faça espuma. Idealmente você cria a espuma esfregando a barra na palma das mãos.
4. Aplique o shampoo. Massageie a espuma na raiz do cabelo para remover as impurezas. Limpe o comprimento dos fios com a espuma que escorre. Nunca esfregue o shampoo no comprimento dos fios, para evitar ressecamento das pontas.
Algumas pessoas preferem passar a barrinha diretamente na raiz, para quem tem cabelo oleoso isso pode funcionar, mas cuide para passar com leveza e não utilizar produto demais. Para a raiz mais seca, não recomendamos, pois é mais difícil de controlar o excesso de produto, podendo ressecar a raiz, causar frizz e quebra de fios por atrito.
5. Enxágue o cabelo. Retire todo o produto com água abundante. É bastante importante que após a sua utilização o seu shampoo sólido seja armazenado onde não haja contato com a água. Pode, por exemplo, utilizar uma saboneteira com furos.
6. Condicione os fios. Após o uso do shampoo, é importante condicionar os fios para selar a cutícula. Esfregue a barrinha de condicionador diretamente nos fios, passe as mãos massageando suavemente e deixe agir por 3 minutos. enxágue de forma abundante.
Como é feito o shampoo em barra?
Os shampoos da Purus são feitos com muito amor, tecnologia e estudo!
As fórmulas possuem 3 tipos de surfactantes, para evitar altas concentrações de um único ingrediente limpante que aumenta o potencial alergênico do produto. Somado aos ativos limpantes são usados manteigas e óleos vegetais Amazônicos de cadeia sustentável, óleos essenciais orgânicos e biodinâmicos e argilas. Na composição não entram produtos de origem ou testados em animais, petrolatos, silicones, ftalatos, triclosan e nem parabenos.
Cada barrinha é feita em fábrica, com todos os cuidados e testes para evitar contaminações. Escolhemos um parceiro em Manaus para fabricar por considerar importante que nosso discurso esteja alinhado com nossas ações. Desde o início utilizamos o poder da floresta nas nossas formulações, pois acreditamos que o uso consciente de suas riquezas ajuda a protegê-la. Por isso, escolhemos não apenas utilizar seus ativos vegetais, mas também gerar empregos e oportunidades para as pessoas que têm o mesmo propósito que nós: manter a floresta em pé.
Como saber qual o shampoo Purus para meus cabelos?
Primeiro devemos analisar a raiz: é seca? Oleosa? Equilibrada? Quantas vezes lavo o cabelo por semana? Todos os dias? Dia sim dia não?
As nossas recomendações são:
Lavo todos os dias, raiz muito oleosa: shampoo Kaolin
Lavo todos os dias, raiz pouco oleosa: shampoo Naiá
Lavo dia sim dia não, raiz oleosa: shampoo Kaolin
Lavo dia sim dia não mas até aguentava mais um dia só que já não fica com aspecto muito bom: shampoo Naiá
Pulo lavagens e minha raiz não é nem um pouco oleosa: shampoo Nadi
Lavo todos os dias, raiz seca: shampoo Nadi
Dúvidas mais frequentes sobre os shampoo em barra Purus!
Selecionamos algumas das perguntas que mais recebemos e trouxemos para já reduzir suas dúvidas.
Os homens podem utilizar o nosso shampoo?
Os nossos shampoos são formulados para todos os gêneros, o aroma dos shampoos remete a ervas.
As crianças podem usar shampoo sólido?
As crianças a partir de 1 ano podem utilizar shampoo sólido Purus. É necessário ter atenção se as mesmas são alérgicas a óleos essenciais ou outras substâncias da fórmula. O ideal é passar o produto primeiro no antebraço e deixar por um período para avaliar se causa alguma reação alérgica. Além disso, é indicado ter cuidado na aplicação do shampoo, pois não é um produto anti-lágrimas, é necessário evitar que a espuma vá para os olhos, porque vai provocar ardência.
Os shampoos da Purus são anti-caspa?
Os nossos shampoos não foram formulados especificamente para este tipo de problema capilar, mas possuem ativos que podem auxiliar no controle da caspa e/ou dermatite seborréica. Temos clientes que relatam melhoras após o uso do Kaolin, mas cada caso é único e deve ser avaliado com profissionais da área capilar.
Como posso transportar o meu shampoo para a academia?
Para transportar, pode utilizar uma saboneteira ou reutilizar qualquer caixa que tenha em casa. Porque não aproveitar uma caixa de um creme que já tenha terminado? Importante: seque o shampoo com um papel ou toalha antes de armazenar e, sempre que chegar em casa, abra o recipiente para que a barra seque totalmente. Um shampoo sólido, tal como um sabonete, poderá ficar mole se ficar úmido por período prolongado.
Como armazenar o shampoo sólido?
O ideal é um local que não deixar o shampoo em um local que possa acumular água ou dentro de uma saboneteira fechada quando úmido. Em vez disso, deixe-o em local que escorra toda a água, longe do sol, fontes de calor e deixe secar o máximo possível antes do próximo uso.
Qual é o pH dos shampoos Purus?
O pH dos nossos shampoos é ideal para o couro cabeludo ˜5,5.
Tenho cabelo longo e medo que o shampoo em barra resseque as pontas?
Utilize o shampoo sempre na raiz e a espuma que escorre para limpar as pontas. Não podemos esquecer o cabelo comprido exige mais cuidado: cuide ao pentear, evite exposição solar em excesso, chapinha ou secador muito quente e próximo ao fio. Além disso, não devemos focar somente no shampoo e sim garantir que utilizamos produtos que hidratam e nutrem os fios.
O shampoo sólido faz muita espuma?
Faz sim, com pouca quantidade de produto já é possível fazer bastante espuma, tornando a lavagem dos cabelos mais simples.
Agora que você já sabe tudo sobre os shampoos sólidos, escolha sua barrinha e depois volta para compartilhar conosco a sua experiência!
Comments