Nossas clientes costumam dizer que as barrinhas de condicionadores sólidos tem uma durabilidade incrível e deixam os fios macios e brilhosos. Mas talvez você ainda tenha dúvidas se o condicionador em barra realmente vai funcionar no seu cabelo. Se você já provou e quer saber mais detalhes dos condicionadores em barras ou se ainda não teve coragem de testar, este texto é pra você!
O que é um condicionador?
O condicionador é um cosmético capilar normalmente utilizado após o uso do shampoo com a finalidade de desembaraçar e reduzir a quebra dos fios, deixando-os macios e com um toque agradável. Para que este efeito ocorra com eficiência, sua fórmula precisa de duas características importantes:
ter pH ácido, que é responsável por fechar as cutículas dos fios;
conter na fórmula uma substância chamada Tensoativo Catiônico que possui carga eletrostática positiva. Você lembra na aula de física que positivo atrai o negativo? Então, os fios de cabelo possuem carga negativa, e essa atração faz com que o condicionador não seja removido por completo ao ter contato com a água do enxágue. Dessa forma, somente na próxima lavagem com shampoo que o produto será totalmente retirado.
O pH ideal recomendado para condicionadores é entre 3,5 e 4,5. Os condicionadores Purus são desenvolvidos com o pH ideal para os fios (˜3,8), garantindo o fechamento das cutículas e trazendo maciez e alto desempenho a cada lavagem.
Qual a diferença entre o condicionador sólido e o condicionador convencional?
A diferença mais evidente está na forma física dos produtos. O condicionador convencional apresenta-se no estado líquido ou pastoso, sendo necessário o uso de uma embalagem, usualmente de plástico, para armazenagem. Já o sólido é possível guardar numa saboneteira reutilizável e utilizar papel ou caixinha compostável na venda do produto, tudo zero plástico descartável!
Outro aspecto que diferencia os produtos é a composição das fórmulas, sendo necessária realizar a leitura dos rótulos para compreender. Normalmente o primeiro ingrediente citado é o de maior quantidade dentro da fórmula e o último o de menor quantidade. No caso de um condicionador líquido, por exemplo, a água é o primeiro ingrediente e usualmente representa mais de 80% do produto final. O meio aquoso é mais propenso à proliferação de fungos e bactérias, logo a quantidade de água na composição impacta diretamente na necessidade de maior uso de conservantes que podem ser agressivos para o corpo humano. Como os condicionadores em barras não levam água nas suas formulações, é possível reduzir significativamente a quantidade de conservantes e usar tipos menos agressivos. A Purus utiliza um conservante que não contém parabenos e é certificado pela Ecocert sendo ideal para a preservação de produtos cosméticos naturais.
Essa água na composição também faz com que o produto seja maior e mais pesado que um condicionador em barra que é altamente concentrado em ingredientes ativos. Isso nos traz mais algumas vantagens: reduz o uso da água e o volume transportado, reduzindo a pegada de carbono.
Nos condicionadores em barras ainda é possível utilizar uma maior variedade e quantidade de ativos emolientes naturais, que são os óleos e manteigas vegetais, isso torna as barrinhas mais nutritivas e poderosas para as madeixas. A maior parte dos condicionadores líquidos tradicionais acabam utilizando derivados do petróleo no lugar dos óleos vegetais, como os silicones, pois estes se misturam melhor às suas fórmulas líquidas, mas podem não ser as melhores alternativas para a saúde do nosso corpo e planeta.
Finalizando as principais diferenças, ressaltamos o uso de fragrâncias artificiais que são usualmente utilizadas nas formulações de condicionadores líquidos. Nos condicionadores sólidos, muitas marcas, por terem um apelo maior para fórmulas limpas e sustentáveis, acabam optando pelo uso dos óleos essenciais naturais, evitando as fragrâncias sintéticas. Estudos atuais apontam que há muitas fragrâncias artificiais que podem provocar alergias, náuseas e dores de cabeça. Os óleos essenciais, além de perfumarem as barrinhas, são repletos de benefícios para os cabelos, corpo, mente e alma.
Quais as vantagens de usar condicionador em barra?
Utilizar o condicionador sólido traz muitos benefícios para você e para o planeta:
1. Dispensa o uso de embalagem plástica. Você sabia que uma garrafa plástica de condicionador leva aproximadamente 450 anos para se decompor? Sem água na composição, não há necessidade de frascos plásticos de uso único, que possivelmente não serão reciclados e vão parar na natureza. Uma barrinha de condicionador equivale a três embalagens plásticas de condicionador líquido, uma redução e tanto se você pensar em quantas vezes comprará condicionador ao longo da sua vida.
2. Livram seu corpo de químicas agressivas. Como as barrinhas não levam água na sua composição, é possível reduzir a quantidade de conservantes e evitar o uso de produtos mais agressivos, necessários no condicionador convencional para evitar a proliferação de bactérias no meio aquoso. Além disso, as fórmulas de condicionadores em barras possuem mais bioativos e não utilizam substâncias com potencial de alterar o funcionamento do sistema endócrino (hormonal) humano, os disruptores endócrinos.
3. Mais ativos naturais potentes. Muitos ingredientes nutritivos, reguladores e hidratantes utilizados nos sólidos não podem ser utilizados nos produtos líquidos pois fariam sua fórmula “separar”, impossibilitando o seu uso. O condicionador em barra sela bem as cutículas, deixando os cabelos brilhosos e soltinhos! Por não conter silicones, o condicionador sólido é liberado para quem segue o protocolo de low poo/no poo e evita o conhecido acúmulo de silicone dos condicionadores líquidos, responsável por deixar os fios pesados e sem movimento.
4. Reduz o impacto do transporte dos produtos. Ao consumir um condicionador em barra você deixa de comprar produtos que transportam água desnecessariamente, afinal água você já tem no seu chuveiro! Dessa forma, o transporte dos produtos reduz a pegada de carbono, pois um caminhão transporta muito mais barrinhas do que frascos.
5. Evita a poluição das águas. É possível utilizar produtos biodegradáveis nos condicionadores sólidos, diminuindo ou neutralizando o impacto da sua rotina de auto cuidado na natureza.
6. São mais sustentáveis. Mesmo que você ainda precise de água para fazer espuma e depois enxaguar o condicionador do seu cabelo, a barra em si não é formulada com água. Ou seja, desde a fase de criação, os condicionadores em barra são melhores para o planeta.
7. Performance de salão, com preço mais acessível. Alguns condicionadores em barra possuem fórmulas compatíveis com linhas profissionais, com pH balanceado (entre 3,5 e 4,5), como os da Purus, por exemplo, que possuem o pH de 3,8. Condicionadores líquidos com pH adequado normalmente são produtos para uso profissional e tem um preço bastante elevado.
8. Rende muito. Uma barrinha equivale a 3 frascos de condicionadores líquidos de 200ml. Se bem armazenada, dura muitas e muitas lavagens.
9. Ideal para viajar. Os condicionadores em barra evitam aquela meleca que todo mundo detesta limpar depois de uma viagem com frascos que vazam. Além disso, por ser compacto economiza espaço na bagagem e também facilita a passagem pela segurança no aeroporto, em caso de viagens de avião que controlam as quantidades de líquidos na bagagem de mão.
10. Óleos essenciais. Em vez de fragrâncias sintéticas com potencial alergênico, os bons condicionadores sólidos costumam usar óleos essenciais na composição. Totalmente naturais, os óleos são maravilhosos para a saúde do cabelo, nutrindo e deixando os fios cheirosos e macios! Além disso, muitos óleos essenciais já possuem estudos científicos quanto aos seus inúmeros benefícios para o crescimento e saúde capilar
11. Ajudam a preservar a Floresta Amazônica. Os produtos que contêm óleos ou manteigas vegetais amazônicos de cadeia sustentável deixam seu cabelo sedoso e ainda valorizam aquilo que a mãe terra nos dá, evitando o desperdício dessas maravilhas e gerando riqueza com a floresta em pé. O uso dos óleos e manteigas vegetais de extrativismo sustentável é fundamental para geração de renda para muitas comunidades ribeirinhas e povos originários, os grandes defensores e guardiões das florestas.
Na Purus praticamos o comércio justo e utilizamos somente ingredientes de altíssima qualidade, aqui você tem o melhor para seu cabelo, planeta e ainda ajuda na renda de famílias que sobrevivem da extração sustentável de ativos Amazônicos, ajudando a manter a Floresta em Pé.
Como usar o condicionador em barra?
Usar o condicionador em barra é muito simples, entenda o passo a passo:
Após aplicar o shampoo em barra ideal para seu couro cabeludo e enxaguar é hora de aplicar o condicionador sólido. A barrinha deve ser levada diretamente aos fios molhados realizando uma leve pressão e com movimentos de cima para baixo, repetindo uma ou duas vezes de acordo com o tipo de condicionamento que cada cabelo necessita. Após passar em todo o cabelo, massageie delicadamente e deixe agir por 3 minutos. Enxágue abundantemente.
Para cabelos com raiz oleosa recomendamos usar da orelha para baixo, evitando a aplicação do produto no couro cabeludo. Em cabelos mais ressecados pode aplicar em toda extensão dos fios.
A sensação de aplicar uma barra nos fios pela primeira vez pode parecer um pouco diferente para algumas pessoas, mas com poucos usos isso se torna super familiar e possivelmente você vai amar!
Quantas lavagens dura um condicionador em barra?
Uma barra de 50g dura aproximadamente o equivalente a três embalagens de condicionador líquido. A durabilidade vai depender da quantidade aplicada nos cabelos, se os fios são mais ou menos ressecados e se são grossos ou finos.
Por que alguns condicionadores sólidos deixam o cabelo duro e sem movimento?
Alguns condicionadores sólidos podem deixar este efeito indesejável por serem formulados com excesso de óleos e manteigas vegetais. O acúmulo destas substâncias pode deixar fios que são finos, pesados e sem movimento. Este mesmo efeito pode ocorrer nos condicionadores líquidos que utilizam silicones em excesso. Esses produtos acumulam nos fios, e causam o chamado efeito 'build-up'. Nesse caso é recomendado uma boa lavagem com shampoo para remover o excesso de produto dos cabelos e a troca de condicionador para uma fórmula mais adequada aos seus fios ou tentar utilizar de outra forma, reduzindo a quantidade aplicada, por exemplo.
Na Purus temos o condicionador Potira que hidrata os fios, sem pesar e causar o efeito 'build-up'.
Como é feito o condicionador em barra?
Cada fórmula é única, na Purus as formulações são complexas e feitas com muito amor e estudo para atingir a alta performance! A empresa usa manteigas e óleos vegetais puros Amazônicos, de cadeia sustentável, e óleos essenciais de altíssima qualidade, orgânicos e biodinâmicos. Na composição não entram produtos de origem ou testados em animais, petrolatos, silicones, ftalatos, triclosan e nem parabenos. O pH do condicionador é balanceado para selar de forma efetiva seus fios.
Desde sempre a Purus utiliza o poder da floresta nas formulações, pois acredita que o uso consciente de suas riquezas ajuda a protegê-la. As barrinhas da Purus são feitas em uma fábrica especializada em Manaus, com todos os cuidados e testes para evitar contaminações. A fabricação dos condicionadores Purus não apenas utilizam os ativos vegetais da Amazônia, mas também gera empregos e oportunidades para as pessoas que têm o mesmo propósito da marca: manter a floresta em pé.
Como saber qual o condicionador sólido certo para meus cabelos?
Primeiro você precisa identificar se seus fios são: grossos, finos, porosos, ressecados, saudáveis, brilhosos e/ou macios.
Fios grossos, porosos e/ou muito ressecados, precisam de mais hidratação e nutrição, podendo assim optar por fórmulas que possuam maior quantidade de óleos e manteigas vegetais e agentes umectantes como: D-pantenol, glicerina e/ou proteínas. Quanto maior o dano do fio, mais carregado de cargas negativas ele estará e isso faz com que o cabelo seja atraído pela carga positiva contida na fórmula do condicionador, dando aquela sensação de o cabelo literalmente sugar o produto e dificilmente você vai sentir ele com aspecto pesado.
Fios não tão grossos ou finos, com pouco ressecamento e/ou saudáveis podem optar por fórmulas mais leves, com percentual menor de óleos e ativos umectantes. Assim os fios não ficarão pesados e sem movimento.
Aqui na Purus, oferecemos o condicionador equilibrado Potira, que pode ser usado por todos os tipos de fios. Se após seu uso você ainda sentir necessidade de mais hidratação ou se você usa tinturas e/ou descolorantes, aconselhamos a manter uma rotina semanal de uso da máscara Tainá que é riquíssima em D-pantenol e aplicar o Leave-in Moara após cada lavagem que ajuda a hidratar, condicionar e definir os fios.
Comments